#LeTakamura – Iniciativas da moda no Dia Internacional da Mulher

por LETAKAMURA / quarta-feira, 08 março 2017 / Publicado em Outros

Gucci, Tory Burch e outras grifes se manifestam na luta pelos direitos das mulheres nesta quarta-feira (08).

"Eu sou uma feminista, qual é o seu super poder?", diz o cartaz de uma manifestante na passeata que acontece hoje em Melbourne, na Austrália (Foto: Getty Images)

Celebrado nesta quarta-feira (08), o Dia Internacional da Mulher serviu como ponto de partida para a mais nova iniciativa da ONG Global Citizen com a Chime for Change (fundada em 2013 pela Gucci) para publicar uma Carta Aberta pela luta dos direitos das mulheres ao redor  do globo – e tem como apoiadores Beyoncé, Dakota Johnson e Salma Hayek. Com uma campanha fotográfica e uma coleção-cápsula, a Tory Burch Foundation arrecada fundos para causas feministas e encoraja mulheres do mundo inteiro tirarem o estigma que ambição é uma coisa ruim, e conta com o suporte de inúmeras celebridades. A organização Women’s March, que vem reunindo milhões de adeptos e adeptas em movimentos anti-Trump desde a vitória do republicano no ano passado, criou o movimento #DayWithoutAWoman, que propõe uma greve nacional de trabalhadoras nos EUA. Metrópoles do mundo inteiro também realizam protestos e paralisações em prol da causa.

Confira cada iniciativa ao longo desta página.

Global Citizen + Chime For Change (Foto: Divulgação)

GLOBAL CITIZEN + CHIME FOR CHANGE (GUCCI)
Com o apoio de 25 personalidades e ativistas – entre eles, Beyoncé, Salma Hayek Pinault, Alessandro Michele, Madonna e François-Henri Pinault, CEO do grupo Kering – As fundações uniram forças e publicaram hoje, em alguns dos principais jornais do mundo, uma Carta Aberta pela luta a favor dos direitos femininos.

“Chegamos a um momento crítico na história. A recente legislação e retórica colocaram em risco décadas de progresso para meninas e mulheres. Em 2013, nos juntamos com CHIME FOR CHANGE para reunir, unir e fortalecer as vozes que falam para meninas e mulheres ao redor do mundo. Hoje, nos encontramos sob a ameaça de ver revertida uma geração inteira de ganhos duramente conquistados. Em todo o mundo, as mulheres estão na linha de frente lutando pelo nosso futuro. No entanto, milhões de meninas e mulheres ainda são negadas direitos básicos iguais. E as políticas e compromissos recentes dos Estados Unidos comprometem sua posição como líder global e modelo positivo de direitos humanos. Estamos juntos para dizer, em uma voz mais alta do que nunca, que lutar pela equidade de gênero é a emergência e a oportunidade do nosso tempo. Com cada geração, nossa história se espalhou mais, tornou-se mais familiar. As vozes gritam de maneira cada vez mais corajosa, mais poderosa. Mas a nossa história está longe de terminar. Trata-se de ouvir o chamado para se juntar a nós onde quer que você esteja. Trata-se de acionar um alarme, chamando a atenção onde há trabalho a ser feito. E trata-se de celebrar aqueles que já estão nos mostrando, contra probabilidades impossíveis, o que é possível. Acreditamos que a conexão nos empodera. Que cada voz importa. Que cada um de nós é necessário para alcançar a mudança. Acreditamos que podemos fazer coisas extraordinárias quando nos unimos. Nós lutamos pela educação. Pela saúde. Por justiça. Por cada garota. Cada mulher. Em toda parte. Lutamos pelo nosso futuro. Porque nenhum de nós pode avançar se metade de nós é mantida atrás”, diz a carta.

Quem assina o texto são os artistas e ativistas Beyoncé Knowles-Carter (co-fundadora da Chime for Change), Salma Hayek Pinault (co-fundadora da Chime for Change), Hafsat Abiola (Fundadora da Iniciativa Kudirat pela Democracia), Muna Abusulayman, Guy Berryman, Jonny Buckland, Will Champion, Chris Martin, Marco Bizzarri (presidente e CEO da Gucci), Lydia Cacho, David Carey, Sharmeen Obaid Chinoy, Petra Collins, Minh Dang, Juliet de Baubigny, Hugh Evans, Yasmeen Hassan, Arianna Huffington, Hung Huang, Katja Iversen, Dakota Johnson, Musimbi Kanyoro, John Legend, Madonna, Alessandro Michele, Pat Mitchell, Hari Nef, Mariane Pearl, François-Henri Pinault, Freida Pinto, Julia Roberts e  Jada Pinkett Smith.

"Esta b* revida", diz o cartaz de manifestante em Melbourne, fazendo alusão ao terrível episódio de assédio de Trump (Foto: Getty Images)
"Hoje a América irá ouvir as nossas vozes", diz o pôster da Women's March (Foto: Reprodução)

PARALISAÇÕES
Cidadãs do mundo inteiro – inclusive, do Brasil – se reúnem nas ruas hoje para lutar pela equidade entre gêneros, e movimentos anti-Trump como a Women’s March propõem paralisações de trabalhadoras em um #DayWithoutAWoman (dia sem uma mulher).

Julianne Moore, Diane Kruger, Kate Bosworth, Reese Whiterspoon e Tory Burch vestem a camisa da campanha #EmbraceAmbition (Foto: Reprodução)

TORY BURCH FOUNDATION
Tory Burch escalou um time de peso dentre suas clientes-celebs para a campanha da sua Tory Burch Foundation cujo début acontece nesta quarta-feira (08.01). Batizado de #EmbraceAmbition, o movimento traz nomes como Julianne Moore, Gwyneth Paltrow, Reese Witherspoon, Kate Bosworth, Diane Kruger e Anna Wintour, sem falar em outros tantos masculinos, defendendo uma palavra que teve seu significado frequentemente atribuído às mulheres com conotação negativa: ambição.

Além da escalação dos famosos, para ajudar na missão de acabar com a vilanização da ambição feminina na sociedade contemporânea, a estilista também criou camisetas e pulseiras que terão 100% do dinheiro das vendas destinado a instituição beneficente criada por ela em 2009 com o objetivo de prestar auxílio financeiro a empresárias do sexo feminino ao redor do mundo – muitas das quais vítimas do mesmo tipo de preconceito sexista que afligiram a própria estilista ao longo de sua carreira.

“Nós abraçamos ambição”, diz Gwyneth no vídeo dirigido por Sophy Holland que você confere abaixo. “Consigo pensar em muitos palavrões. Ambição não é um deles”, completa Reese. Aperte o play e assista na íntegra.

Camiseta da Dior (Foto: Getty Images)

DIOR
A camiseta da Dior com a frase “We should all be feminists”, que causou furor no desfile de verão 2017 da grife, estará à venda a partir do dia 15.05, com parte da renda arrecada doada à Fundação Clara Lionel, criada pela cantora Rihanna.

Fonte: Vogue – http://vogue.globo.com/moda/moda-news/noticia/2017/03/veja-iniciativas-da-moda-no-dia-internacional-da-mulher.html

 

 

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